quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Por uma relação epistêmica com o saber.

Por uma relação epistêmica com o saber

Este mural foi elaborado para desenvolver as 05 questões abaixo sobre o artigo. Sendo que cada figura ou objeto que nele consta tem um significado; usando nossa criatividade, mostrando nosso conhecimento e colocando em prática nosso aprendizado, detalharemos o que representa cada um deles em relação ao artigo.
Para iniciar, vou explicar o que significa a sinalização de trânsito que utilizamos:

               Parada obrigatória á frente – Adverte o condutor do veículo da
                existência, adiante, de uma parada obrigatória.

                  Obras – Adverte o condutor do veículo da existência, adiante
            de obras no leito da via.
              
   Estacionamento Regulamentado – Assinala ao condutor do veículo que é permitido o estacionamento na via, trecho ou área abrangida pela regulamentação.
           
     Duplo sentido de circulação – Assinala ao condutor do veículo que se acha circulando por uma via de sentido único, sua modificação para o regime de mão dupla; após o ponto que a placa estiver colocada.
         
               Serviço mecânico - Indica a existência de uma oficina mecânica. 



Agora que sabemos o que significa cada placa de sinalização, vamos ver a relação que elas têm com as questões e respostas sobre o artigo.






Qual a importância do artigo?
Este artigo propõe-se a suscitar reflexões sobre o significado da leitura e sua relação com a construção do conhecimento no fazer pedagógico do professor do ensino superior.
A placa nos adverte para uma parada obrigatória que temos que fazer para que possamos refletir sobre o significado da leitura em busca do conhecimento.







Qual a delimitação do assunto feita pela autora?
A construção do conhecimento no fazer pedagógico do professor do ensino superior.
A placa nos adverte a existência de mudança, reforma, melhoria e atualização do conhecimento.






Qual o ponto de vista desenvolvida pela autora em relação ao tema abordado?
A sala de aula tem sido o espaço e o tempo privilegiados para uma ação do professor; cabendo ao aluno, entretanto, apenas atividades mecânicas de ouvir, copiar e reproduzir.
A placa assinala que o aluno está estacionado, não tem criatividade, não trás novos conhecimentos, só faz repetir aquilo que lhe foi repassado.






Que argumentos são usados pela autora para sustentar seu ponto de vista?
Que as atividades mecânicas de ouvir, copiar e reproduzir tende a ser unilateral. No ato interlocutório, emissor e receptor mudam, constantemente, de posições.
A placa assinala que o conhecimento tem de ser em mão dupla, tanto do emissor (professor) como do receptor (aluno), cada um dentro da sua cultura trás novos conhecimentos.






A que conclusão chegou à autora diante do fato observado por ela no desenvolvimento do tema?
A prática docente merece séria revisão, quando se dá conta de que hoje a qualidade da formação do profissional exige muito mais dos alunos que apenas a reprodução das informações que eles receberam na aula.
A placa indica que a pedagogia, deve passar por uma série de revisão, rever conceitos, para que o profissional tenha uma melhor capacitação no desempenho da aprendizagem.
Para exemplificar as questões e repostas utilizamos uma pista de trânsito de mão dupla, sendo que os carros de um lado da pista são os professores, e o outro são os alunos, ambos emitem e receptam conhecimentos.
As placas de sinalização têm por finalidade advertir, assinalar ou indicar as condições dos professores e alunos na construção do conhecimento.
A flor significa o desabrochar, ela é composta por seis pétalas, cinco delas representa as componentes da equipe: Alessandra Borges, Priscila Sant’Anna, Samanta Figueiredo, Regiane Limoeiro, e Verônica Cabús, a sexta pétala é representada pelo papagaio o aluno reprodutor aquele que, ouve, copia e reproduz, o miolo é representado pelo globo e dentro dele tem a palavra chave de todo o processo de aprendizagem: Leitura.
Nós somos como uma flor que desabrocha para o mundo da leitura em busca do conhecimento.










Nenhum comentário:

Postar um comentário